SEKHMET

03-11-2010 12:48

 

SEKHMET, deusa representada com cabeça de leoa e com corpo de mulher e sobre sua cabeça um disco solar, a cabeça de leoa é símbolo de força e poder de destruição de inimigos. É representada a maioria das vezes sentada em um trono, segurando um sistro (ou sistrum, instrumento musical sagrado) e com o pé esquerdo à frente, sugerindo movimento. Sekhmet foi profundamente temida por seus inimigos. Os ventos escaldantes do deserto eram sua respiração e os egípcios acreditavam que sua aura impetuosa cercava seus corpos. A praga e a peste foi criação dela. Considerada como "Senhora da Vida", foi considerada a "Patrona dos Médicos e Ortopedistas". No período do ano em que os raios do Sol estão mais fracos, Sekhmet mostra seu lado mais generoso. É esposa de Ptah, deus das artes e dos ofícios.
Seu centro principal era em Mênfis, mas sua adoração também foi documentada em Luxor, Karnak e sobre todo o Egito.

 

 

 

 

 

"SEKHMET E BASTET"


Alguns egípcios tiveram dificuldades para dissociar a deusa Bastet da deusa Sekhmet, sendo como uma única pessoa com personalidade e características diferentes. Bastet é a gata amável e sossegada e Sekhmet é leoa guerreira implacável, deusa cruel da guerra e das batalhas e tanto causava quanto curava epidemias. Sua juba era cheia de chamas, sua espinha dorsal tinha cor de sangue, seu rosto brilhava como o sol, o deserto ficava envolto em poeira, quando sua cauda o varria. Deus Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. Sekhmet executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.

Pedido de proteção à deusa Sekhmet


“Senhora do Leão, da Batalha e da Espada, Sekhmet, terrível deusa, estabeleça proteção ao meu redor. Quebre as paredes que me confinam. Ajude-me a me livrar dos inimigos e obstáculos. Grande Senhora, Ajude-me! Leoa da destruição e da vingança, Meus inimigos me circundam, buscando minha queda. Livra-me de sua influência. Conceda-me a liberdade. Ó poderosa e Terrível, amada de Ptah, atenda a meu pedido por proteção".


"Eu queimo e solto fogo e arremesso dardos dos meus olhos. Eu estouro e rujo. Minhas garras são afiadas e eu corto fundo. Minha energia é forte e fogosa e meu desagrado tem de ser manifestado. Embora algumas vezes eu seja gentil posso ser muito emotiva e raivosa. Uma vez provocada e despertada sou difícil de descartar. Sou sempre adequada e sempre necessária. Não tente livrar-se de mim. Preciso ser reconhecida e ouvida. EU SOU A RAIVA. EU SOU SEKHMET".