Blog

2011 ANO DO GATO

23-12-2010 19:45

 

2011, ANO DO GATO / SELOS DO VIETNÃ


O Post Vietnã emitiu um conjunto de dois selos comemorativos ao Ano do Gato com efeito, de acordo com o horoscopo vietnamita, em 2011 será o Ano do Gato.

O zodíaco vietnamita é quase idêntico ao zodíaco chinês, exceto que o segundo animal é o bufalo de água em vez do boi, o quarto animal é o gato ao invés do coelho e do animal oitavo é o bode, em vez das ovelhas.

 

O Ano do Gato simboliza delicadeza, sensibilidade e gentileza. Mas ao mesmo tempo, representa forte determinação e perspicácia.

SEKHMET

03-11-2010 12:48

 

SEKHMET, deusa representada com cabeça de leoa e com corpo de mulher e sobre sua cabeça um disco solar, a cabeça de leoa é símbolo de força e poder de destruição de inimigos. É representada a maioria das vezes sentada em um trono, segurando um sistro (ou sistrum, instrumento musical sagrado) e com o pé esquerdo à frente, sugerindo movimento. Sekhmet foi profundamente temida por seus inimigos. Os ventos escaldantes do deserto eram sua respiração e os egípcios acreditavam que sua aura impetuosa cercava seus corpos. A praga e a peste foi criação dela. Considerada como "Senhora da Vida", foi considerada a "Patrona dos Médicos e Ortopedistas". No período do ano em que os raios do Sol estão mais fracos, Sekhmet mostra seu lado mais generoso. É esposa de Ptah, deus das artes e dos ofícios.
Seu centro principal era em Mênfis, mas sua adoração também foi documentada em Luxor, Karnak e sobre todo o Egito.

 

 

 

 

 

"SEKHMET E BASTET"


Alguns egípcios tiveram dificuldades para dissociar a deusa Bastet da deusa Sekhmet, sendo como uma única pessoa com personalidade e características diferentes. Bastet é a gata amável e sossegada e Sekhmet é leoa guerreira implacável, deusa cruel da guerra e das batalhas e tanto causava quanto curava epidemias. Sua juba era cheia de chamas, sua espinha dorsal tinha cor de sangue, seu rosto brilhava como o sol, o deserto ficava envolto em poeira, quando sua cauda o varria. Deus Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. Sekhmet executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.

Pedido de proteção à deusa Sekhmet


“Senhora do Leão, da Batalha e da Espada, Sekhmet, terrível deusa, estabeleça proteção ao meu redor. Quebre as paredes que me confinam. Ajude-me a me livrar dos inimigos e obstáculos. Grande Senhora, Ajude-me! Leoa da destruição e da vingança, Meus inimigos me circundam, buscando minha queda. Livra-me de sua influência. Conceda-me a liberdade. Ó poderosa e Terrível, amada de Ptah, atenda a meu pedido por proteção".


"Eu queimo e solto fogo e arremesso dardos dos meus olhos. Eu estouro e rujo. Minhas garras são afiadas e eu corto fundo. Minha energia é forte e fogosa e meu desagrado tem de ser manifestado. Embora algumas vezes eu seja gentil posso ser muito emotiva e raivosa. Uma vez provocada e despertada sou difícil de descartar. Sou sempre adequada e sempre necessária. Não tente livrar-se de mim. Preciso ser reconhecida e ouvida. EU SOU A RAIVA. EU SOU SEKHMET".

 

O CULTO À DEUSA BASTET

03-11-2010 02:38

 

OS OLHOS DE BASTET

O CULTO À DEUSA

"Eu sou Bastet, a deusa dos mistérios da natureza".

 

BASTET, a deusa gata. Protetora dos gatos, das mulheres, da maternidade, da cura. Era guardiã das casas e feroz defensora dos seus filhos, representando o amor maternal.


Deusa Solar, mas como uma felina tem também grande ligação com a Lua, porque a luz e a magia da Lua influência a todos os felinos e a fertilidade.


O Templo de Bastet, era em Bubastis (cidade do Delta do Nilo), cujo nome em egípcio "Per-Bast" (significa "a casa de Bastet"), mantinha gatos sagrados que eram embalsamados em grandes cerimônias quando morriam, porque eram considerados como encarnação da deusa.


Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou "Ailuros", palavra grega para gato. O nome egípcio para o gato era “Mau”.

 

 

 

É representada como uma Gata Preta, com um brinco e um colar ou uma mulher com cabeça de gato segurando um sistro, instrumento musical sagrado.

Os antigos egípcios representavam os seus deuses com aspecto humanos e com cabeça de animal. Cada deus tem seu animal sagrado associado e digno de adoração, como se fosse a própria divindade.

 

 

Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito. Nas festas dedicadas a Bastet, as ruas enchiam-se de música, de dança, brincadeiras, com muita comida, muitos doces, mel e vinho.

 

O gato doméstico foi trazido para o Egito por volta do ano 2.100 a.c. e era muito valorizado por ser matador de cobras.

Considerado um ser divino, ao ponto que quando um deles morriam de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto. Os gatos eram tão sagrados no antigo Egito, que quem matasse um gato era condenado à pena de morte.


O símbolo do GATO PRETO era utilizado pelos médicos egípcios para anunciar a sua capacidade de cura.

 

www.olhosdebastet.com.br

 

 

ALTAR PARA DEUSA BASTET

Deusa Bastet protetora dos lares e da família.

Faça um altar dentro de casa e coloque uma imagem da deusa Bastet e em volta coloque fotos de seus gatos e de sua família (também de seus outros bichinhos de estimação), podendo sempre que quiser acender uma vela de cor verde ou branca. Peça sempre a proteção e o amor maternal de Bastet, porque ela pode se transformar em ferocidade quando algum de seus filhos é atacado.